sábado, 6 de junho de 2009

CLIMA DE ´PAZ NO ORIENTE MÉDIO


Há clima propício para paz no Oriente Médio, diz Obama
05 de junho de 2009 • 10h19 • atualizado às 10h29



O presidente americano, Barack Obama, expressou nesta sexta-feira otimismo sobre o processo de paz no Oriente Médio, ao considerar que os Estados Unidos criaram um "clima propício" para a retomada das negociações. Obama se reuniu com a chanceler alemã, Angela Merkel, em Dresden (Alemanha), um dia após dirigir uma mensagem ao mundo muçulmano no Cairo, oferecendo "um novo começo" nas relações dos Estados Unidos com a comunidade islâmica.
O governante americano assegurou nesta sexta-feira que a única solução possível no Oriente Médio é a coexistência de um Estado israelense com outro palestino. Em entrevista coletiva após o encontro com Merkel, Obama afirmou que os EUA "não podem forjar a paz entre as partes envolvidas", e que o "que têm tentado fazer é esclarecer alguns dos mal-entendidos".
Como indicou em seu discurso no Cairo, Obama explicou que as partes envolvidas terão de tomar decisões difíceis. Os países árabes e os palestinos deverão promover "gestos" rumo a Israel. Os palestinos terão de pôr fim à "incitação ao ódio" contra o Estado judeu, melhorar a segurança - - foram feitos alguns progressos, mas "não os suficientes", de acordo com o próprio Obama - e combater a corrupção em seus territórios.
Israel terá de aceitar a criação de um Estado palestino e renunciar a seus assentamentos nos territórios ocupados, algo que conta com a oposição do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, segundo o presidente americano. Obama também afirmou que entende as pressões políticas que recaem sobre Netanyahu para se negar a suspender a expansão dos assentamentos.
O presidente americano anunciou uma nova viagem de seu enviado especial para o Oriente Médio, George Mitchell, com o objetivo de tratar de reiniciar as conversas de paz. A chanceler alemã afirmou, por sua vez, que "há uma oportunidade única para que o processo de paz possa renascer". "A Alemanha fará tudo o que estiver a seu alcance para acompanhar de forma construtiva o processo de paz", disse Merkel depois de se reunir com Obama em Dresden, no leste da Alemanha.
O presidente americano chegou à cidade na quinta-feira à noite, procedente do Cairo. Merkel fez as declarações em alusão ao "significativo" discurso feito por Obama no Cairo, e que para a chanceler constitui "um ponto de partida" para novos esforços diplomáticos. Obama e a chanceler alemã também abordaram o fechamento de Guantánamo.
O presidente americano ressaltou que não pediu "compromissos especiais a Merkel" e que "nem ela os ofereceu" no sentido de receber presos. Enfatizou que a conversa sobre o futuro desses detidos será tratado com toda a União Européia (UE), e admitiu que não será um assunto a ser resolvido nos próximos "dois ou três meses".
Merkel declarou que os respectivos ministros do Interior do bloco continental trabalharão no assunto, com a vontade de "encontrar uma solução conjunta", tendo em conta que o objetivo de fechar o centro de detenção é comum. Na coletiva de imprensa, Obama também disse que vê "alguns progressos" na situação econômica mundial, um dos assuntos que dominaram a reunião bilateral, na qual ele e Merkel abordaram igualmente o futuro da Opel, subsidiária da General Motors (GM).
A GM se declarou em quebra na última segunda-feira. Obama expressou também sua vontade de visitar ainda hoje o campo de concentração de Buchenwald, que um de seus tios-avôs, Charles Payne, ajudou a "estourar" na Segunda Guerra Mundial.
Segundo explicou, sua visita ao campo não só tem como objetivo refletir sobre "os perigos quando as pessoas entram em conflito e não vêem a humanidade de que compartilham", mas também celebrar "como a Europa saiu unida dessa tragédia", sendo que a Alemanha hoje "é aliada de Israel".
EFE - Agência EFE - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência EFE S/A.

Um comentário:

  1. Estive por aqui conhecendo o seu blog e lendo um pouco!! Abraços Ademar!!

    ResponderExcluir