domingo, 17 de maio de 2009

FOME ZERO - CISTERNAS




Desde 2003, o Governo Federal apóia e financia programas de construção de cisternas de placas e formação para que as comunidades locais convivam com o semi-árido. A cisterna é uma tecnologia popular para a captação de água da chuva e representa uma solução de acesso a recursos hídricos para a população rural da região. Elas são destinadas à população rural de baixa renda que sofre com os efeitos das secas prolongadas, que chegam a durar oito meses do ano. Nesse período, o acesso à água normalmente ocorre por meio de barreiros, açudes e poços que ficam a grandes distâncias e possuem água de baixa ou baixíssima qualidade, provocando várias doenças e enfermidades nas populações que se vêem obrigadas a consumir água proveniente dessas fontes. :: topoObjetivo Geral Apoiar estados, órgãos federais e sociedade civil atuantes na região semi-árida na implementação de programas que visem garantir o acesso à água potável, como componente fundamental da garantia da segurança alimentar e nutricional, para as famílias de baixa renda do sertão nordestino. É, portanto, objetivo do programa possibilitar à população do semi-árido o acesso a uma estrutura simples e eficiente de captação de água da chuva e de aproveitamento sustentável de recursos pluviais, bem como fomentar a formação e a capacitação para a convivência sustentável com o Semi-Árido.O programa também espera contribuir com a integração União, Estados, Municípios e Sociedade Civil na implementação de ações que tenham como foco a convivência com o semi-árido.:: topoPúblico alvo As famílias de baixa renda da zona rural de municípios do semi-árido brasileiro, que não disponham de fonte de água ou meio suficientemente adequado de armazená-la para o suprimento das suas necessidades, são as principais beneficiárias do programa. Elas devem estar enquadradas nos critérios de elegibilidade do Programa Bolsa Família, do Governo Federal, mesmo que ainda não tenham sido beneficiadas.
:: topoResultados EsperadosOs maiores impactos da cisterna são relacionados à saúde, especialmente de crianças, e à possibilidade de alteração da rotina diária proporcionada pelo aproveitamento do tempo antes gasto no trajeto percorrido para buscar água.O quadro comparativo abaixo refere-se à diferença constatada entre as realidades antes e depois da construção das cisternas, seus impactos e conseqüências diretas para a população beneficiada:
Antes da Cisterna:
Depois da cisterna:
A água utilizada para consumo doméstico vinha de fontes inadequadas, como: barreiros, tanques de pedra e cacimbas.
A água da chuva armazenada é utilizada durante a seca para o consumo das famílias.
Ocorrência freqüente de doenças hídricas (diarréias e verminoses).
Redução de casos de doença nas famílias.
Elevada taxa de mortalidade infantil.
Queda na taxa de mortalidade infantil.
Muito tempo gasto, principalmente por mulheres e crianças, percorrendo longas distâncias para buscar água.
Maior disponibilidade de tempo para produção (geração de renda), afazeres domésticos, atenção aos filhos e outras atividades. :: topo

Nenhum comentário:

Postar um comentário