quinta-feira, 28 de maio de 2009

PAC NAS FAVELAS


PAC das favelas
Saiba como serão as obras do PAC em Manguinhos
Publicada em 18/02/2008 às 16h18m
O Globo Online
RIO - Entre as favelas que serão beneficiadas pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal está o Complexo de Manguinhos. A obra, que começa a partir de 7 de março, prevê a demolição de 1.871 casas nas comunidades para construir, entre outras coisas, um sistema de saneamento básico e pavimentação. ( Veja fotos da fila para conseguir emprego )
Obras do PAC já alteral rotina dos moradores de Manguinhos
Veja como serão as obras do PAC em Manguinhos
Para as crianças, está prevista a construção de uma área de lazer, uma ciclovia de 5.150 metros de extensão, um campo de futebol soçaite com grama, duas quadras poliesportivas - uma coberta e outra descoberta - duas piscinas e duas pistas de skate. Serão construídos também centros de integração, postos de saúde, duas escolas de ensino médio, uma padrão e outra de referência, uma biblioteca pública, uma escola técnica e duas creches de ensino infantil.
A estação de trem de Manguinhos passará a ser intermodal, permitindo ligação com outros meios de transporte. A linha férrea vai ser suspensa sete metros e um pequeno shopping será erguido sob ela.
Apesar de as lideranças comunitárias garantirem que o tráfico não vai interferir tanto no cadastramento dos moradores que querem trabalhar no PAC, quanto durante as obras, a polícia já está se prevenindo para o pior. Serão montados em Manguinhos quatro pontos de permanência, onde serão construídos prédios de três andares com blindagem. Em cada um deles ficarão 40 policiais.
As obras do PAC oferecerão 1,3 mil vagas de serventes, ajudantes, carpinteiros, eletricistas, marceneiros, pedreiros e armadores de andaimes, entre outras, além de funções na área administrativa. A estimativa é que as faixas salariais variem de R$ 600 a R$ 900. Como os cadastrados integrarão a rede do Sistema Nacional de Emprego (Sine), quem não for aproveitado nas obras do PAC poderá ser empregado em outros empreendimentos, segundo o secretário de Trabalho e Renda.
Segundo o presidente da Associação de Moradores de Vila Turismo, Erivaldo Silveira de Lira, há 14 comunidades no complexo: Vila Turismo, CHP 2, João Goulart, Morro do Amorim, Varginha, Mandela 1, Mandela 2, Mandela de Pedra, União de Vitória, Correios, Comunidade Agrícola, Samora Michel e Embratel.
Leia também:

Um comentário:

  1. gostaria de ver mais informações se possivel das obras do pac nos mandelas 1, 2 e 3

    ResponderExcluir